domingo, 15 de julho de 2012

Olimpíadas - Um pouco de História

Os primeiros registros históricos das Olimpíadas datam da Antiguidade. Os Jogos têm sua origem numa cerimônia em homenagem aos mortos, realizada pelos gregos, a cada quatro anos, na cidade de Olímpia.
A festa dos mortos ganhou fama, e Olímpia passou a receber um grande número de visitantes. Então, os sábios de Olímpia resolveram promover disputas esportivas, paralelamente à festa religiosa, com o objetivo de promover a paz entre os clãs. Em 776 a.C., aconteceu o primeiro campeonato esportivo, que recebeu o nome de Jogos Olímpicos do Ekeheiria.
As Olimpíadas tornaram-se um dos mais importantes eventos do mundo grego. Os conflitos entre os povos eram suspensos em nome dos Jogos Olímpicos. Nos Jogos da Antiguidade, realizado em nome de Zeus e Apolo, os gregos expunham a principal face de sua cultura social: o culto à beleza. O culto à beleza era tão grande que os atletas competiam nus, e considerava-se uma qualidade o fato de não sentirem vergonha dessa nudez, tal sua perfeição.
Apenas cidadãos gregos do sexo masculino tomavam parte nas competições. As mulheres e os escravos eram proibidos de participar. Não havia esportes coletivos, a disputa era individual, e fazer parte dos Jogos era considerado uma honra, apesar de se receber como prêmio apenas uma coroa de oliveira.
No século II a.C., a Grécia foi invadida pelos romanos. O imperador romano Teodósio I, em 393 d.C., proibiu todos os ritos e festejos panteístas, entre eles as Olimpíadas. Assim, os Jogos da Antiguidade chegaram ao fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário